-
Mama Juana
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo é sobre a bebida. Para a banda, consulte Mamajuana (banda).
Mamajuana, uma bebida alcoólica a partir da República Dominicana
Mama Juana é uma bebida da República Dominicana, que é inventada, permitindo que o rum, vinho tinto, e mel para mergulhar em um frasco com cascas de árvores e ervas [1]. O sabor é bastante semelhante ao vinho do porto e da cor é um vermelho profundo. Ele é visto e anunciado como um afrodisíaco, com muitos nativos da República Dominicana, alegando que a bebida tem efeitos semelhantes ao Viagra. As mulheres têm também alegou que Mama Juana aumenta o desejo sexual.
Origem do nome: Mama Juana (ou mamajuana) vem do Inglês Demijohn palavra, que remete para uma grande garrafa de agachamento com pescoço curto, estreito, geralmente coberta de vime. A palavra é pensado para ser derivado do francês Dame Jeanne (Lady Jane), um termo que também é usado ainda para descrever este frasco. Nos países de língua espanhola, Dame Jeanne foi transformada em Dama Juana e, mais tarde, em Mama Juana (mãe Jane). Por esta razão, é fácil ver porque há muitas variações diferentes de receitas para fazer Mamajuana, uma vez que o nome refere-se ao recipiente / frasco originalmente utilizado para preparar e armazenar a maceração, e não para o produto acabado em si [2].
Preparação: Basicamente, Mama Juana é uma mistura de cascas e ervas deixou de molho no rum rum (na maioria das vezes escuro, mas o uso de rum branco não é raro), vinho tinto e mel. Os ingredientes sólidos (folhas local, galhos e raízes) variam de região para região, mas geralmente incluem alguns dos seguintes procedimentos:
* Anamu (Petiveria alliacea)
* Anis estrellado (Star Anise)
* Bohuco Pega Palo (Cissus verticillata)
* Albahaca (Basil)
* Canelilla (Cinnamodendron ekmanii)
* Bojuco Caro (Princess Vine)
* Marabeli
* Clavo Dulce (Clove inteiro)
* Maguey (Agave spp.) Folhas
* Timacle (West Indian Milkberry)
Além da receita acima do padrão, é comum para os indivíduos de adicionar outros ingredientes como canela, passas, melado e limão ou suco de limão. A mistura é geralmente mantido em temperatura ambiente e servido em um copo. Tal como acontece com muitas outras bebidas alcoólicas, o maior fabricante permite a sentar-se melhor o sabor.
Receitas para o que fazer com esta mistura pode variar um pouco, mas o conselho comum de dominicanos é primeiro remover a amargura dos elementos acima de uma imersão em vinho tinto durante uma semana ou assim, virando de vez em quando, então jogar o vinho fora . Em seguida, encher a garrafa de casca embebido / ervas com 1 / 4 de mel e 3 / 4 rum escuro, eventualmente, acrescentar a baunilha, gengibre ou canela, varas, se você gosta dos sabores. Depois de alguns dias, beber, em seguida, repita o mel / mistura de rum, até o sabor da casca / ervas desaparece. Alguns dizem que você pode fazer isso 15 a 20 vezes, enquanto outros dizem que uma mistura única de casca / ervas podem ser usadas para ano.
Acabei de ganhar uma garrafa dessas e quero entender como fazer!! Obrigada pelas dicas!
ResponderExcluirTive o prazer de experiência a Mamajuana quando estive em Punta Cana, servida em todos os lugares, o que me fez comprar algumas garrafas para trazer para o Brasil. Porém ao retornar e experimentar as Mamajuana que daiquirida na loja não apresentaram o mesmo sabor e consistência da que era servida em Punta Cana, as que comprei são muito líquidas (as servidas por lá parecia licor) e com uns gosto muito forte, não lembrando em não a Mamajuana saboreada por diversas vezes em Punta Cana. Alguém saberia me dizer o porque dessa diferença?
ResponderExcluirEstou na mesmo, quando fui beber aqui tinha um gosto forte das raízes...Queria muito fazer uma que se parecesse um pouco a que tomei em minha lua de mel em punta cana!! :(
ExcluirOlá André.
ExcluirAcabei de voltar de Punta Cana. Fiz amizade com a atendente de um dos bares do resort e ela me trouxe uma garrafa grande contendo as ervas da Mamajuana, já com água quente para curar. Ela me orientou a deixar 2 dias com a água, depois jogar fora e encher metade da garrafa com rum, e a outra metade com amareto, vinho tinto e mel. Deixar duas semanas descansando e depois consumir.
Ela me disse que as vendidas nas lojas do resort eram mto caras e não eram boas.
Ah, a garrafa e as ervas me custaram US$ 30.
Abraço
Olá Andre
ExcluirInfelizmente, as que depois vendem são "aldrabadas" e nada tem a ver com a que nos dão a provar.
Isto também se passou connosco em Agosto.2016 só que já tínhamos trazido uma garrafa á cerca de 8 anos quando lá estivemos e fomos visitar, em excursão, uma ilha que eles tem e onde depois compramos a garrafa, com a nossa foto, e cujo liquido tinha um sabor estupendo, continuando nós a fazer a nossa bebida há 8 anos, nessa garrafa, de acordo com a receita e utilizando os "velhos" paus e demais coisas que vinham dentro dela, colocando apenas o nosso maravilhoso mel, o bom vinho tinto Português e o Rum que compramos de origem cubana e nos tem dado uma bebida magnifica.
Notamos que é um bom digestivo beber um pequenino cálice depois da refeição.
Desta vez compramos os componentes (esperemos que sejam bons...) que são vendidos em sacos fechados e vamos a ver se também dão uma boa bebida.
Abraço... D'Aquém-Mar.
... e, para complementar esta resposta acima, continuamos a fazer o preparado liquido e a colocar na primeira garrafa que trouxemos e depois vamos passando pelas outras que compramos aquando da ultima visita e, só depois é que vamos bebendo o pequeno cálice para ajudar a digestão (... como já referimos).
Excluir... e a história que contam não foi a mesma que nos contaram da primeira vez que a compramos.
Ela foi feita por uma Senhora, conhecida por Mamã Juana, e que era, na altura, a Parteira lá da terra, assistindo a quase todos os nascimentos das crianças e que depois dava este preparado ás mães para elas recuperarem a saúde após terem os filhos.
Da última vez também me disseram que era utilizada como afrodisíaco mas como eu ainda ñ preciso disso (... ahahahhh), vamos tomando como digestivo.
... e, seja duma maneira ou de outra, só digo que... continua a ser uma Maravilha!!!
Fraterno abraço... D'Áquém-Mar!
Acabei de preparar 4 garrafas de mamajuana....segui as orientações obtidas em Punta Cana e creio que a minha ficará deliciosa.Lavei as raizes com água quente...coloquei mel...vinho tinto e rum...Vamos aguardar 10 dias e saborear uma das melhores bebidas que já tomei.....adorei Punta Cana e em breve voltarei.....
ResponderExcluirBom dia Sônia, ficou boa sua mistura semana juana, vc pode me passar a receita? Tenho os ingredientes mas não sei às quantidades
ExcluirAonde que eu acho para comprar mama Joana
ResponderExcluirLamento, mas não sei onde poderá comprar, senão ir passear até à Rep. Dominicana. Eu tenho feito, utilizando as folhas das garrafas que trouxemos de lá e que, apesar dos anos que já tem (... umas com cerca de 5 anos e outras com cerca de 10 anos) , o que faço com o mel e vinho tinto de Portugal... fica uma maravilha e é um bom digestivo.
ResponderExcluirSaudações... D'áquém-Mar.
Fui ano passado em Punta Cana comprei 2 garrafas nada vê o sabor com as dela
ResponderExcluirMiro en Florianópolis e quero comprar a Mama Juana original e nao seis onde comprar? Alguna dica por favor?
ResponderExcluir